O Ministério de Minas e Energia estuda retomar o horário de verão, cancelado desde 2019. Em resposta ao portal UOL, o ministro Alexandre Silveira informou que “está avaliando e levantando todas as possibilidades de cenário com a adoção ou não do horário de verão”. Contudo, não deu prazo para uma definição sobre o adiantamento ou não em uma hora o relógio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
“A decisão será tomada ao final dessas análises, feitas também por meio do diálogo com as vinculadas e agentes de setor, visando a segurança energética e a qualidade dos serviços oferecidos à população”, informou o Ministério em nota. A pasta frisa, ainda, que “com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”.
Antes mesmo de assumir o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma enquete, em novembro, sobre o retorno do Horário de Verão, que, normalmente, entrava em vigor nos primeiros finais de semana de outubro. Ao final, a consulta apontou que a maioria – 66,2% –, seria favorável.